O Ateliê Naya Violeta
Criada em 2007, a marca leva o nome artístico de sua criadora, a designer Naya Violeta, profissional que adota como perspectiva para as suas criações o olhar pessoal e afetivo, assim como o caráter auto-biográfico e narrativo, elementos que juntos permeiam as pesquisas visuais e de tendências para a marca.
O crescimento que notadamente percebemos em sua trajetória estilística e de circulação no mercado estão relacionadas às experiências de vida e aos processos de amadurecimento que a estilista vem adquirindo ao longo de sua trajetória. Uma profissional versátil, que através da moda vem atuando em diferentes setores, com colaborações mais pontuais em áreas como o cinema, a música, o teatro e a dança.
Uma criação afro afetiva
A estilista sempre produziu suas roupas e da venda do boca a boca entre amigas, percebeu uma busca incessante por representatividade de moda preta. Todas as referências, tudo que via, não era pensado para a beleza afro-brasileira.
Naya Violeta cresceu em quintais de tias costureiras e vendo o fazer roupa como autonomia de quereres. Conseguiu alinhar isso na construção de uma moda que o mercado não lhe oferecia: representatividade.
Numa produção em pequena escala, amorosa, proveniente do garimpo de tecidos e de pesquisas marcadas por influências místicas, cheias de afeto e das vibrações que permeiam os mistérios da vida, a marca busca responder a essa ausência, assumindo a potência que a ancestralidade, a estética e as diferentes manifestações culturais afro-brasileiras oferecem para o processo de criação da marca.
O que nossa roupa contém?
Há 4 coleções trabalhamos com o que já vinha sendo semeado no ateliê. O que contém nessa roupa? “Contém Axé” virou o carimbo dessa marca do centro-oeste goiano, que faz uma moda com referências afro centradas e gosta de contar histórias em roupa e em café e prosa em atendimentos no ateliê.
E acreditando nesse movimento de muitas mãos juntinhas que colaboram diariamente, afinal são mães, tias, avós e amigos, para a existência dessa marca e para os diversos caminhos que cruzam esta roupa, no mês de maio nasce nossa loja virtual pra levar um cadinho do ateliê por vias digitais até os clientes e parceiros da marca.